PoP-BA :: Ponto de Presença da RNP na Bahia

Twitter_logo.jpg RNP

Conectividade IP


rede_ipe.png A RNP opera um serviço de backbone para atender à comunidade acadêmica e de pesquisa, oferecendo acesso à Internet através dos seus pontos de presença (PoPs) regionais. Os PoPs da RNP, que compõem o seu backbone nacional, estão presentes em todos os 27 Estados da Federação. As instituições usuárias da infra-estrutura de rede da RNP conectam-se ao backbone diretamente, através dos PoPs, ou indiretamente, através de redes acadêmicas regionais.

IPv6


ipv6_din.gif IPv6 é a nova geração do Protocolo de Internet. Uma vez que PoP-BA possui uma infra-estrutura de conectividade com protocolos e serviços avançados, seguindo a linha do Backbone Ipê da RNP, protocolos como IPv6 estão configurados de forma nativa no ambiente.

Veja mais informações sobre IPv6.

Serviço DNS


Como parte de suas atribuições para prover conectividade e serviços de internet com qualidade à seus clientes, o PoP-BA fornece o serviço de DNS Secundário e recursivo. O link abaixo promove uma discussão sobre tais serviços, sua importância e o procedimento para adoção.

Veja mais informações sobre DNS

CERT.Bahia


cert-logo.png O CERT.Bahia tem o objetivo de receber, analisar e responder aos incidentes de segurança relacionados com o PoP-BA bem como auxiliar no tratamento de incidentes das instituições clientes e para disseminar uma consciência do uso seguro das tecnologias da informação na comunidade atendida. Mais informações: https://certbahia.pop-ba.rnp.br/

NTP


relogio1.jpg NTP (Network Time Protocol) é um protocolo utilizado na sincronização dos relógios dos computadores, utilizando a porta 123 UDP para comunicação. Com isso, ele define um jeito para um grupo de computadores conversar entre si e acertar seus relógios, baseados em alguma fonte confiável de tempo, como os relógios atômicos do Observatório Nacional, que definem a Hora Legal Brasileira. O PoP-Ba disponibilizar para seus clientes o seu servidor NTP: ntp.pop-ba.rnp.br

Veja mais informações sobre NTP

Compressão de Tráfego


Ícone da Compressão de Tráfego Devido aos altos custos de enlaces cobrados pelas operadoras e também a escassez de opções em regiões do interior do estado da Bahia, o PoP-BA, disponibiliza aos seus clientes a solução de compressão de tráfego, que visa maximizar o aproveitamento no uso do link do cliente, chegando a alcançar com esta solução a taxa de compressão de quase 45% do tráfego HTTP.

Veja mais informações sobre a Compressão de Tráfego.

Conferência Web


webconf.jpg O Conferência Web é um serviço de comunicação e colaboração da RNP que promove encontros virtuais entre dois ou mais participantes.

O serviço possibilita que, mesmo distantes geograficamente, os participantes compartilhem áudio, vídeo, texto, imagens, quadro branco e a tela de seus computadores.

O acesso ao serviço é feito através de um navegador web e a comunicação de áudio e vídeo se dá através de webcam e headset (fone de ouvido e microfone) conectados ao micro do usuário.

Veja mais informações sobre a Conferência Web

Sistema de chamados


callcenter.jpg

Todas as solicitações referentes à serviços oferecidos pelo PoP-BA à seus clientes, devem ser realizadas através do sistema de chamados do PoP-BA. A utilização do sistema de chamados para tratamento dessas solicitações facilita seu gerenciamento pela equipe de técnicos do PoP-BA e proporciona uma forma mais eficaz de acompanhamento do andamento da solicitação por parte do cliente, além de garantir o registro das ocorrências para elaboração de relatórios.

Veja mais informações sobre Sistema de Chamados

Autenticação nos serviços


cadeados.jpg A maioria dos serviços do PoP-BA utilizam de uma base de autenticação centralizada. Assim você tem acesso à uma série de serviços utilizando o mesmo login e senha. Para alterar sua senha acesse o seguinte endereço: