IPv6: somente 96 bits a mais

Introdução

O IPv6 é a nova geração do Protocolo Internet. Ele já vem sendo utilizado há algum tempo, mas agora sua implantação deve ser acelerada. Ele é imprescindível para a continuidade do crescimento e da evolução da Internet.

O IPv6 traz para a Internet um espaço de endereçamento capaz de suportar o crescimento da rede indefinidamente ou, pelo menos, em qualquer futuro que pudemos imaginar até agora. Além de resolver o problema de espaço, o novo protocolo também apresenta avanços em áreas como segurança, mobilidade e desempenho.

Uma vez que PoP-BA possui uma infra-estrutura de conectividade com protocolos e serviços avançados, seguindo a linha do Backbone Ipê da RNP, protocolos como IPv6 estão configurados de forma nativa no ambiente. Essa infra-estrutura está disponível para todos os clientes do PoP-BA que tenham interesse em utilizar tal protocolo. Em especial, o PoP-BA estimula seus clientes a colocarem conteúdo acadêmico disponível também através deste protocolo, criando assim novas demandas e facilitando principalmente a migração futura para o protocolo IPv6.

Onde encontrar documentação

Para centralizar toda a informação relativa à utilização do IPv6, o PoP-BA disponibiliza de um site que funciona como repositório de documentação sobre os serviços, explicando passos de instalação não só em roteadores como em servidores. Para acessar esse site, por favor, utilize o endereço abaixo: