Serviço de DNS

DNS (Domain Name System - Sistema de Resolução de Nomes) trata-se de um recurso usado em redes TCP/IP que permite acessar computadores sem que o usuário, ou sem que o próprio computador, tenha conhecimento do endereço IP de destino. É ele quem permite o uso de nomes (também chamados de domínios) ao invés dos IPs no acesso aos sites. Basicamente, na Internet, o DNS é um conjunto de grandes bancos de dados, organizados de forma hierárquica, distribuídos em servidores de todo o mundo que indicam qual IP é associado a um nome.

Em termos de funcionamento, o DNS pode ser visto sob dois aspectos: servidor recursivo e servidor autoritativo. O servidor recursivo é aquele configurado nas estações desktops que, de fato, desempenha o papel de traduzir nomes em endereços IP (na sua forma mais básica). Já o servidor autoritativo é aquele que contem informações sobre seu domínio DNS e responde às consultas de outros servidores recursivos espalhados pelo mundo. O PoP-BA fornece ambos os serviços para seus clientes, tanto o provisionamento de zonas como servidor secundário quando serviço de recursivo DNS.

Nos links abaixo, você encontrará informações detalhadas sobre cada um desses serviços e os passos para configuração:

Documentações relacionadas

O PoP-BA disponibiliza uma série de documentações relacionadas ao serviço de DNS, que podem ser usadas por seus clientes na configuração deste serviço. Abaixo você encontra algumas dessas documentações.