Sobre a Remessa

redecomep.png

A Rede Metropolitana de Salvador (Remessa) é fruto de iniciativa denominada Redes Comunitárias de Educação e Pesquisa (Redecomep), coordenada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). A iniciativa é responsável pela construção de redes ópticas de alta velocidade nas regiões metropolitanas do país.

A Remessa foi viabilizada por meio do apoio de diversas parcerias. A RNP, o Governo do Estado, o Governo Municipal, diversas instituições de ensino e pesquisa públicas e privadas, além de outras instituições, participaram desde o início do projeto que culminou com a construção e operação da rede.

Desde a sua origem, a Remessa foi pensada como uma rede óptica compartilhada. Os recursos de infraestrutura física são compartilhados pelas instituições participantes, de maneira que todos possam beneficiar-se da grande capilaridade e capacidade de transmissão proporcionada pelo meio óptico e tem os seus custos de manutenção reduzidos através do rateio dos gastos.

A Remessa é uma rede operacional desde o final de 2009, contando com diversas instituições participantes, conectadas através de sites distribuídos na região metropolitana de Salvador.