Projetos na ReMeSSa

Nesta página você irá encontrar todos os projetos que utilizam a rede ReMeSSa como meio de transmissão. A própria concepção da rede ReMeSSa faz dela uma rede fundada nos pilares da colaboração e da parceria. Nesse contexto, os integrantes da rede são estimulados a desfrutar dos benefícios que uma rede do porte da ReMeSSa pode oferecer. O fomento de projetos oriundos de parcerias entre os integrantes é uma das ações tomadas pelo Comitê Gestor em prol do desenvolvimento e da aplicabilidade da rede na prática.

GET-IN: Gerenciamento de Trânsito Inteligente

getin.png

O projeto é parte do Intelligent Vision Research Lab (http://www.ivisionlab.eng.ufba.br), laboratório de visão computacional e reconhecimento de padrões, localizado na Escola Politécnica no Centro de Capacitação Tecnológica em Automação Industrial (CTAI). Coordenado pelos Profs Luciano Oliveira e Leizer Schnitman, com financiamento da FAPESB, este projeto tem como objetivo reconhecer o estado do trânsito a partir de câmeras de videomonitoramento. O grau de congestionamento será informado de maneira similar a que os seres humanos reconhecem essa informação, ou seja, a partir de maneira subjetiva (baixo, médio ou alto). Técnicas de visão computacional, reconhecimento de padrões em imagens e inteligência artificial estão sendo desenvolvidas a fim de se atingir este objetivo por meio de uma concepção academicamente inovadora e ao mesmo tempo mais robusta a variações de trânsito e a ruídos na imagem, na prática.

Após o reconhecimento do grau de congestionamento, um sistema de decisão baseado em um motor de inteligência artificial (IA) será encarregado de avaliar o trânsito em cada via de uma cidade e prover sugestões de alto nível para a população ou órgãos públicos que utilizarem o sistema. O motor de IA também está sendo desenvolvido no escopo deste projeto.

Com parceria com a Companhia de Governança Eletrônica do Salvador (COGEL), atualmente, amostras em vídeo do trânsito de Salvador estão sendo coletadas a fim de se treinar os algoritmos inteligentes, em desenvolvimento dentro do escopo do projeto.



Videomonitoramento da Prefeitura de Salvador

monitoramento.png

Coordenado pela Companhia de Governança Eletrônica do Salvador (Cogel), o sistema conta com 46 câmeras produzindo imagens em alta definição instaladas em pontos estratégicos da cidade.

As imagens das câmeras atualmente são utilizadas pela Superintendência de Trânsito e Transporte do Salvador (Transalvador/Setin), apresentando-se como uma ferramenta eficiente para nortear suas ações, podendo acompanhar o fluxo do trânsito, fiscalizar as paradas de ônibus e táxis, identificar acidentes, etc.

Durante o período do carnaval, atende monitorando os 3 circuitos da folia, possibilitando controlar o fluxo dos blocos nos circuitos, permitindo saber, em tempo real, a ocorrência de qualquer problema que venha ocasionar a paralisação do desfile, dando importante suporte às ações de segurança da Polícia Militar, sendo útil ainda à Sesp, na identificação de ambulantes irregulares e de problemas com a iluminação pública.

Atualmente imagens de algumas das câmeras espalhadas pela cidade são disponibilizadas publicamente para acesso no endereço:

FONTE: http://www.salvador.ba.gov.br/paginas/transitoaovivo.aspx



Rede Brasileira de Monitoramento Contínuo GPS

informs.png

A Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia - CONDER, através do Sistema de Informações Gegráficas Urbanas do Estado da Bahia - INFORMS, administra a Estação Salvador da Rede Brasileira de Monitoramento Contínuo GPS (RBMC). O INFORMS adquiriu e mantém o equipamento, além de ter a responsabilidade de disponibilizar os dados coletados para utilização no pós-processamento de levantamentos GPS num raio de até 500 Km. Atualmente a FAPESB cedeu à CONDER o local para manter a antena e o receptor em suas instalações e a rede ReMeSSa possibilita o acesso remoto ao dispositivo e a coleta dos dados.







Projeto Rede Educação

IAT.png

O sistema de videoconferências do Instituto Anísio Teixeira - IAT é um dos recursos que compõem a infra-estrutura tecnológica do Programa REDE EDUCAÇÃO. Esse programa tem por objetivo promover a formação continuada dos educadores, no uso das tecnologias e mídias, integrando-as à proposta político-pedagógica promovida pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia em parceria com as Universidades Baianas.







Transmissão da Festa da Capoeira

rodaMundo.png

Pelo segundo ano consecutivo, o evento "Festa da Capoeira" (http://www.festadacapoeira.com), realizado pelo grupo de capoeira Roda Mundo, será transmitido pela Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb) através da ReMeSSA. O evento apresenta diversas manifestações culturais, incluindo oficinas de dança, capoeira, cerimônias de homenagens e outros. A iniciativa visa à sustentabilidade da cultura da Capoeira com a preservação da sua autenticidade, o estímulo da sua prática, a organização e motivação dos seus setores. Promove a inclusão livre e democrática da população nas festividades, afirmando a sua identidade com a arte da Capoeira e gerando um crescimento cultural com as oportunidades de intercâmbio de informações entre as organizações e indivíduos.

O evento vai ocorrer de 25 a 28 de Agosto, no Forte da Capoeira e Largo do Santo Antônio além do Carmo. Será transmitido através do link abaixo:







Prodeb transmite ensaio do Olodum

olodum.png

A Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb) e o site www.bahia.com.br, ligado à Bahiatursa e a Secretaria do Turismo do Estado da Bahia, vão transmitir ao vivo, via web, os ensaios do Bloco Afro Olodum, a partir do dia 28/12. Os ensaios acontecerão na Praça Tereza Batista, no Pelourinho, sempre às terças, 20 horas. O primeiro convidado é o cantor Falcão, que vai levar ao Pelô seu estilo Brega.

A transmissão on-line dos ensaios é resultado da parceria realizada entre a Prodeb e a Associação Carnavalesca Bloco Afro Olodum em 2008, uma iniciativa que contribui para o desenvolvimento das ações que disseminam a cultura da Bahia.

FONTE: http://www.cultura.ba.gov.br/2010/12/28/prodeb-transmite-ensaio-do-olodum/