logoCert_sugestao2.png

CERT.Bahia

Informações Gerais

O CERT.Bahia (Grupo de Resposta a Incidentes de Segurança - Bahia/Brasil) é o grupo responsável pelo tratamento e resposta dos incidentes relacionados com a comunidade baiana. Criado em 20/Set/2010, o CERT.Bahia atua também apoiando o tratamento de incidentes e na disseminação de práticas para o uso e administração seguros das tecnologias da informação.

Objetivos

Redução da quantidade de incidentes de segurança, através do aumento da consciência dos usuários com relação a segurança da informação e do controle das ameaças sobre o ambiente tecnológico.

Missão

Auxiliar as instituições conectadas ao POP-BA/RNP e RedeCOMEP (ReMeSSA) na prevenção, detecção e tratamento dos incidentes de segurança, além de criar e disseminar boas práticas para uso e administração seguros das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).

Escopo

A comunidade a ser atendida pelo CERT.Bahia compreende as instituições conectada à Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) na Bahia e parceiros da RedeCOMEP (ReMeSSA).

Dúvidas sobre o grupo, veja o FAQ ou entre em contato.

Serviços Oferecidos

Tratamento de incidentes

O CERT.Bahia recebe, analisa e responde aos incidentes de segurança relacionados diretamente com o seu ambiente tecnológico, e auxilia na análise dos incidentes, atuando como um ponto central de contato de notificações. Ao encaminhar as insituições as notificações, o CERT.Bahia buscará recomendar sempre que possível estratégias adequadas de correção e prevenção da reincidência.

Educação e treinamento

O CERT.Bahia realiza atividades de educação e treinamento dos usuários, com o objetivo de fortalecer a cultura de segurança entre estes. Assim, o grupo realiza palestras e eventos e desenvolve material educacional focado no uso seguro das tecnologias de informação. Além de atividades voltadas para usuários finais, o CERT.Bahia realiza cursos de segurança voltados para profissionais de TI.

Alertas de Segurança

Após a detecção de uma tentativa de ataque, o CERT.Bahia notificará às Instituições envolvidas, fornecendo também informações de reação e recuperação do incidente e medidas para evitar a reincidência do mesmo, quando possível.