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FAQ

Sobre o CERT.Bahia

O que é o CERT.Bahia?

CERT.Bahia, Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes, é o grupo responsável pelo tratamento de incidentes de segurança relacionado com o PoP-BA (Ponto de Presença da RNP na Bahia). O CERT.Bahia atua também apoiando o tratamento de incidentes das instituições clientes do PoP-BA e na disseminação de práticas para o uso e administração seguros das tecnologias de informação.

A quem o CERT.Bahia atende?

A comunidade atendida pelo CERT.Bahia corresponde às instituições conectadas ao Ponto de Presença da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) na Bahia (PoP-BA).

Serviços

Quais os serviços oferecidos?

A lista de serviços oferecidos está disponível na seção Sobre o CERT.Bahia.

Que tipos de incidentes podem ser reportados?

Qualquer tipo de incidente relacionados com o PoP-BA ou seus clientes devem ser reportados.

Que informações devem ser incluídas nas notificações?

Todas as informações que ajudem na identificação do incidente devem ser informadas na notificação. Destacamos: endereços IPs envolvidos, data, hora e fuso horário do incidente. Se possível, é interessante também o envio de logs com o registro do incidente.

Comunicação com o CERT.Bahia

Como contactar o CERT.Bahia?

Contatos referentes a envio de notificações de incidentes devem ser realizados, preferencialmente, pelo formulário Web ou através do email cert EM pop-ba.rnp.br.

Outros contatos podem ser feitos através do email cert EM pop-ba.rnp.br.

Como enviar informações criptografadas?

Para envio de informações sigilosas, utilize o email cert EM pop-ba.rnp.br. A chave pública PGP do CERT.Bahia está disponível aqui.