Seja bem vindo ao sítio IPv6 do PoP-BA

Você ainda usa IPv4. Seu endereço é: 35.175.200.4

Este sítio roda sobre IPv6

O IPv6 é a nova geração do Protocolo Internet. Ele já vem sendo utilizado há algum tempo, mas agora sua implantação deve ser acelerada. Ela é imprescindível para a continuidade do crescimento e da evolução da Internet.

Desde o início de sua utilização comercial, há mais de uma década, prevê-se o esgotamento dos endereços IP. Esses endereços são usados para identificar cada computador na rede. Ações paliativas vêm sendo tomadas desde então, mas mesmo assim esses endereços devem esgotar-se no Brasil em algum momento entre 2012 e 2014.

O IPv6 traz para a Internet um espaço de endereçamento capaz de suportar o crescimento da rede indefinidamente ou, pelo menos, em qualquer futuro que pudemos imaginar até agora. Além de resolver o problema de espaço, o novo protocolo também apresenta avanços em áreas como segurança, mobilidade e desempenho.

Queremos, neste sítio Web, alertar a todos para a necessidade da implantação do IPv6. Procuraremos, além disso, fornecer ferramentas que permitam uma melhor compreensão da questão e auxiliem, de fato, a implantação. Colaborações são bem-vindas e incentivadas nesse espaço. Alguns dos artigos são escritos pela equipe do NIC.br, mas você pode também escrever seus artigos, apresentar seu case, ou fazer comentários nos artigos já existentes! Enjoy :)

O que é o IP?

IP é a abreviação, em inglês, de Protocolo Internet.

” Um protocolo nada mais é do que a definição do conjunto de regras e códigos utilizados pelos computadores para se comunicarem em uma rede. No Protocolo Internet, uma dessas regras diz que cada um deles deve ser identificado de maneira unívoca, através de um número, que também leva o nome de IP. Não pode haver mais de um computador usando o mesmo IP em toda a Internet, o que permite que os dados sejam sempre encaminhados ao destino correto.

Pode-se fazer uma analogia entre o número (ou endereço) IP e o endereço, no mundo real e físico, de uma casa. Assim, o protocolo IP pode também ser comparado ao conjunto de regras de trânsito, mapas e sinalização que permitiriam a alguém chegar a esse local.”

O IPv6 cria uma nova Internet? Separada da primeira?

A "Internet IPv6" está nascendo à partir da "Internet IPv4". Ou seja, o mesmo computador que hoje é visível e acessível apenas através da "Internet IPv4", uma vez que tenha acesso ao IPv6, estará também na "Internet IPv6". Então, mesmo que tecnicamente sejam dois espaços de endereçamento separados, a Internet é uma só. As redes que compõem hoje a "Internet IPv4" serão as que formarão a "Internet IPv4 + IPv6" e, no futuro, a "Internet IPv6".

Portanto, o IPv6 não divide a Internet em 2.

Habilitando IPv6

A maioria dos sistemas operacionais modernos já possui suporte a IPv6. Clique aqui… para saber como habilitar o IPv6 em seu sistema operacional.