9 - CONCLUSÃO

A flexibilidade do protocolo IP e sua natureza aberta o tornaram sucesso mundial. Atualmente, mesmo após anos de existência, percebe-se que o mesmo está apto às novas exigências.

A IETF e mais especificamente o grupo de trabalho IPng tem hoje a oportunidade de oferecer ao mundo uma solução para várias restrições do IP atual (IPv4).

De acordo pesquisas realizadas no desenvolvimento dessa monografia identificou-se que o IPv6 surgiu para resolver problemas a médio e longo prazo na falta de endereços IP. Além disso, apresenta suporte nativo à segurança e ao multicast, assim como a possibilidade de oferecer tratamento diferenciado para diferentes tipos de serviços.

Foi implementado nesse trabalho a instalação do software livre com IPv6, configurado o endereçamento, resolução de nomes, roteamento e características específicas de integração do IPv4 com o IPv6, onde apresentou normal funcionalidades diante dos testes executados.

Atinge-se uma nova era, onde tudo e todos passam a obter um ponto em comum de comunicação e esse trabalho de monografia indica que temos formas de dar continuidade ao crescimento e integração no protocolo IP.
Próximo