o evento

Em 1988 foi criado o Computer Security Day com o objetivo de conscientizar a população para as questões relativas à segurança da informação. Esse evento anual é realizado mundialmente no dia 30 de novembro e suscita um grande número de iniciativas dos mais variados tipos. Qualquer ação é válida, desde que sintonizada com o propósito de aumentar a segurança de computadores, redes e informações.

Com o tema Prevenção: a melhor forma de defesa contra ameaças, o Dia Internacional de Segurança em Informática (DISI) de 2008 será celebrado no dia 3 de dezembro, em razão da data oficial (30 de novembro) cair em um domingo neste ano.

O objetivo do DISI é disseminar conceitos e práticas de segurança para pessoas e sistemas informatizados. A versão brasileira do evento é realizada pela RNP desde 2005 e envolve atividades organizadas pelo Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança (CAIS). A programação inclui a transmissão de palestras, divulgação de informações e práticas de segurança, além do apoio às iniciativas de instituições interessadas em participar do evento. O Computer Security Day estimula, portanto, toda e qualquer iniciativa voltada à sensibilização dos usuários no tema segurança da informação.

porque devo participar?

É responsabilidade de todos o uso de anti-vírus, firewalls, senhas fortes, além da segurança física dos recursos de armazenamento, processamento e transmissão de informações. Usuários sem consciência das questões relacionadas com segurança e dos perigos a que estão submetidos é que fazem com que ameaças como spam, phishing e engenharia social sejam bem sucedidos nos seus objetivos danosos.

como participar?

Ciente da necessidade de ações de conscientização dos usuários e da efetividade que o aumento da cultura da comunidade tem sobre a redução de incidentes de segurança, o PoP-BA/RNP e o CPD/UFBA estão apoiando o evento, realizando a divulgação do DISI na comunidade a qual atende e promovendo palestras sobre o tema, com detalhes relacionados com o uso dos computadores, sistemas e serviços da Rede UFBA.

Serão oferecidas duas palestras locais, sendo que a primeira tem como público alvo a comunidade acadêmica geral, e a segunda será uma sessão mais técnica, indicada para pessoas altamente envolvidas com administração e operação de sistemas de segurança computacionais.

As palestras acontecerão no auditório João Gonçalves do Pavilhão de Aulas I da Federação (PAF-I) da UFBA, das 14:00 às 17:00 do dia 03/12. O acesso é livre para todos.

Todos são bem-vindos.