Dia Internacional da Segurança em Informática
Ponto de Presença da RNP na Bahia :: PoP-BA/RNP

:: Apresentação ::


Em 1988 foi criado o Computer Security Day com o objetivo de conscientizar a população para as questões relativas à segurança da informação. Esse evento anual é realizado mundialmente no dia 30 de novembro e suscita um grande número de iniciativas dos mais variados tipos. Qualquer ação é válida, desde que sintonizada com o propósito de aumentar a segurança de computadores, redes e informações.

A cada ano um tema é selecionado e em 2005 será focada a "responsabilidade". É sabido que cabe a cada um de nós cuidar da proteção dos ativos e recursos de informação. A idéia, portanto, é mostrar que cada pessoa individualmente desempenha um papel fundamental na proteção da informação.

É responsabilidade de todos o uso de anti-vírus, firewalls, senhas fortes, além da segurança física dos recursos de armazenamento, processamento e transmissão de informações. Usuários sem consciência das questões relacionadas com segurança e dos perigos a que estão submetidos é que fazem com que ameaças como spam, phishing e engenharia social sejam bem sucedidos nos seus objetivos danosos.

O Computer Security Day estimula, portanto, toda e qualquer iniciativa voltada à sensibilização dos usuários no tema segurança da informação.

O Centro de Incidentes de Segurança (CAIS) da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) é o grupo que atua na detecção, resolução e prevenção de incidentes de segurança na rede acadêmica brasileira. Em consonância com o seu objetivo de elaborar, promover e disseminar práticas de segurança em redes, o CAIS está organizando o Dia Internacional da Segurança em Informática, através de um ciclo de palestras relacionadas com a temática da responsabilidade do usuário final.

As palestras serão ministradas em diferentes pontos do país e transmitidas por video streaming via Internet. .

Consciente da necessidade de ações de conscientização dos usuários e da efetividade que o aumento da cultura da comunidade tem sobre a redução de incidentes de segurança, o POP-BA está apoiando o evento de diferentes maneiras.

Dentro da programação de palestras montada pelo CAIS, faremos uma apresentação do projeto Hotline-BR, chamando a atenção de todos para a questão da pornografia infantil e de que forma podemos contribuir para combater esse mal que grassa na Internet. A UFBA, através do POP-BA e CPD, atua nessa vertente apoiando o projeto, com a disponibilização de infra-estrutura física e de conexão a Internet do servidor do projeto.

Todas as palestras transmitidas serão projetadas em um telão no auditório João Gonçalves do Pavilhão de Aulas I da Federação (PAF-I) e o acesso é livre para todos.

Na parte da tarde, no mesmo auditório, faremos palestras presenciais sobre segurança da informação em geral e abordaremos, de forma particular, detalhes relacionados com o uso dos computadores, sistemas e serviços da Rede UFBA.

Todos são bem-vindos.


Promoção: Apoio:
CAIS PoP-BA