PoP-BA :: Ponto de Presença da RNP na Bahia

PoP-BA
Twitter_logo.jpg RNP

presentation Slides disponíveis!
Os slides utilizados na palestra
podem ser obtidos aqui.

Lançamento Mundial do IPv6 (World IPv6 Launch)

Os textos abaixo foram adaptados do site oficial do World IPv6 Launch.

Organizado mundialmente pela ISOC (Internet Society), o Lançamento Mundial do IPv6, realizado no dia 6 de junho de 2012, visa motivar organizações da industria e acadêmicas - incluindo Provedores de Serviços de Internet (ISPs), fabricantes de hardware, universidades e provedores de conteúdo web - a se preparar e permanentemente habilitar o Protocolo da Internet versão 6 (IPv6) em seus produtos e serviços à medida que o espaço de endereçamento do Protocolo de Internet versão 4 (IPv4) se esgota.

world-ipv6-launch.png

Desta vez é pra valer!

6 de Junho de 2012

Sobre o evento

O Lançamento Mundial do IPv6 será realizado aqui em Salvador/Bahia com organização da UFBA, PoP-BA/RNP e TRT5, conforme dados abaixo:

Grade de Programação:

HORÁRIO ATIVIDADE
09:00 Abertura do evento
09:30 Palestra: Tudo que você precisa saber sobre IPv6 pdf
Palestrante: Humberto Galiza (TRT5 / Mestrando da UFBA / Colaborador PoP-BA)
10:30 Intervalo: Coffee-break
11:00 Mesa Redonda: Discussão sobre implantação de IPv6, com especialistas no assunto
11:50 Encerramento do evento e sorteio de brindes

Localização:

Inst. de Matemática da UFBA (próx. ao PAF I)
Av. Ademar de Barros, s/n - Bairro Ondina
CEP: 40170-110 Salvador, BA
Telefone: +55 71 3283-6098
Email: contatoarroba_pop.png


Mais informações

O IP versão 6 é a nova versão do protocolo IP, que é a base de toda a Internet. Essa nova versão do protocolo, ou simplesmente IPv6, é com certeza o maior marco em termos de mudança na Internet desde a sua popularização. Embora tenha sido especificado já em 1998, foi apenas no final do ano de 2010, com o esgotamento do estoque de IP’s (ou IP versão 4), que as atenções se voltaram para a adoção imediata e definitiva do IPv6. Em 2011 toda a comunidade Internet contribuiu na realização do World IPv6 day, um dia dedicado a divulgar e testar o novo protocolo, verificando possíveis problemas de acesso aos sites, além de prover uma data para servir como meta clara para a ativação do IPv6 nas organizações. Essa data foi definida para o dia 06/06/2012: este é considerado oficialmente por toda a comunidade como o dia mundial do lançamento do IPv6. Agora não é mais um teste, e não tem mais volta: Dessa vez é pra valer!

Perguntas Frequentes (FAQ)

Perguntas e respostas adaptadas do site IPv6.br.

Por que o IPv6 é necessário?

Uma característica importante do Protocolo Internet, é que cada dispositivo ligado à rede deve possuir um identificador único, que normalmente é chamado de endereço IP, ou número IP. O IPv6 é necessário porque os endereços livres no IPv4 estão acabando. Sem novos números IP fica muito complicado conectar novos usuários à Internet, prejudicando seu crescimento.

O IPv6 cria uma nova Internet?

O IPv6 não divide a Internet em 2. A "Internet IPv6" está nascendo à partir da "Internet IPv4" e elas funcionarão em conjunto certamente por alguns anos, talvez por muitos, antes do IPv4 ser desativado.

Quando deixaremos de usar o IPv4?

Não existe uma "data da virada". Não vamos, por hora, migrar de IPv4 para IPv6. Vamos, isso sim, implantar o IPv6 na Internet, mas o IPv4 continuará, também, em funcionamento. O termo técnico utilizado para a nova situação da Internet e das redes em geral é dual-stack, ou pilha dupla, onde ambos os endereços funcionarão em conjunto certamente por alguns anos.

Por que o IPv6 é importante para a minha instituição?

A implantação do IPv6 é fundamental para que a Internet continue a existir, a crescer e a evoluir sem obstáculos. As novas redes que estão sendo criadas (novos Sistemas Autônimos 1) possuem dificuldades em obter endereços IPv4 e estão usando principalmente IPv6. Quanto mais cedo a questão for entendida, e a implantação planejada, menores serão os gastos no processo (e.g. gastos com treinamento de pessoal, substituição de equipamentos, adaptação em softwares, etc.).

Quais ações urgentes devemos tomar?

Como sei se meu computador já utiliza IPv6 ou não?

Se você utiliza Windows Vista, Linux, ou Mac OS X, o IPv6 está ativado por padrão. Veja mais informações nesse artigo.

No site http://ipv6.pop-ba.rnp.br você vê, na parte superior direita da página, um logotipo "IPv6 Brasil", com um globo dentro do 6. Se o globo estiver girando, você já está utilizando IPv6! Se o globo estiver parado, você não utiliza IPv6 ainda.

Onde posso obter mais informações sobre IPv6